09/01/2018

Flamboyant - Delonix Regia


Esta maravilhosa árvore deve o seu nome à cor flamejante das suas lindíssimas flores. É considerada uma das mais belas árvores do mundo.



O Flamboyant ( Royal Poinciana ) é também conhecido por flor-do-paraíso, pau-rosa e acácia-rubra. Tem a sua origem na costa leste da África, Madagáscar e ilhas do Oceano Índico. O seu crescimento é rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente.




É uma árvore de grande porte, podendo atingir 12 metros de altura, possui tronco forte e a sua copa é muito frondosa em forma de um grande guarda-chuva. Têm um extraordinário efeito paisagistico, evidenciando-se toda a sua beleza quando plantada isolada ou em pequenos grupos em espaços abertos.




As inflorescências, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes vermelhas ou alaranjadas. Cada flor possui 5 pétalas sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas. A floração ocorre na primavera e verão. A primeira floração ocorre entre três e quatro anos após o plantio.




Embora a cor flamejante tenha dado o nome à árvore, existem variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado. A variedade de flamboyant chamada "Flavida", possui as flores completamente amarelas.




As folhas medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pêlos finos e curtos. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, de coloração castanho escuro e permanecem na árvore o ano inteiro. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm). Para que a planta não perca a sua característica ornamental, os frutos devem ser retirados no período em que não há flores.




O flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi-decídua, dependendo da região onde é plantado. Em locais com estações bem marcadas e inverno preferencialmente seco, ela perde toda a sua folhagem. Ela é semi-decídua, em regiões com muita humidade e onde não existe muita diferença entre inverno e verão.



O flamboyant não precisa de muitos cuidados, apenas podas de limpeza periódicas.

Cultivo Para um bom crescimento, recomenda-se colocar adubo fosfatado e esterco no fundo da cova onde a muda será plantada. A terra ideal deve ser fértil, porosa e com boa drenagem, as irrigações períodicas no primeiro ano.

Luz e Temperatura:
Necessita de muito sol para crescer, mas tolera geadas fracas e temperatura mínima de zero grau.





Reprodução e Floração : Por Reproduz-se por estacas semilenhosas ou sementes. A floração ocorre na primavera e verão.





Embora seja muito ornamental devido às suas majestosas flores, dado o seu tamanho e o facto das suas raízes serem muito fortes e também superficiais, podendo danificar redes de esgoto, muros ou construções, não é aconselhável para arborização urbana (calçadas, ou passeios dentro da cidade), sendo ideal para parques, praças públicas, jardins e áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.




Fontes: “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “ portaldojardim”; “ plantasonya”; “Floresnaweb”; “portalmundodasflores”; outros.

"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

Sem comentários:

Enviar um comentário

“A natureza é o único livro que oferece um conteúdo valioso em todas as suas folhas.”
Johann Goethe

Obrigado pela sua visita!

Topo